Pessoas Votam em Ações Climáticas

By Foresight | Laura Cagiagli


"A Votação dos Povos sobre o Clima” do PNUD perguntou a 1,2 milhão de pessoas em 50 países, muitos deles jovens, se eles achavam que a mudança climática é uma emergência global, apesar da pandemia COVID-19 em curso, e se apoiavam uma ação abrangente. 64% dos participantes concordaram e os países com o maior nível de consciência da emergência climática foram a Itália e o Reino Unido, os anfitriões da próxima Conferência do Clima da ONU (COP26).



Há uma crença esmagadora de que a mudança climática é uma emergência global. Esta é a conclusão do The Peoples ’Climate Vote, a maior pesquisa de opinião pública alguma vez feita sobre mudanças climáticas publicada recentemente pelo United Nations Development Programme – UNDP.


“Este é um momento sem precedentes: mesmo durante uma pandemia de COVID-19, dois terços das pessoas do mundo estão a ver as mudanças climáticas como uma emergência que deve ser tratada”, comentou Cassie Flynn, conselheira estratégica do PNUD sobre mudanças climáticas, ilustrando os resultados da pesquisa. “A pesquisa abrange 50 países em 17 idiomas. Tem uma seleção aleatória de pessoas (mais de um milhão de pessoas) que representam 56% da população mundial. Nunca vimos nada nessa escala antes”.


"A pesquisa traz a voz das pessoas para a vanguarda do debate sobre o clima. Sinaliza maneiras pelas quais os países podem avançar com o apoio público à medida que trabalhamos juntos para enfrentar este enorme desafio." Achim Steiner, Administrator, United Nations Development Programme


“Pessoas mais jovens (menores de 18 anos) foram mais propensas a dizer que a mudança climática é uma emergência do que pessoas mais velhas. ” Isso não é nenhuma surpresa, dado o tremendo impulso e liderança que os jovens têm ao exigir ações climáticas. “No entanto, outras faixas etárias não ficaram muito atrás, com 65% daqueles com idades entre 18-35, 66% entre 36-59 e 58% daqueles com mais de 60 anos, ilustrando o quão amplamente difundida esta opinião se tornou [...] As vozes de os jovens são extremamente importantes, porque este é o seu futuro: eles serão impactados diretamente pelas decisões que forem tomadas no COVID-19 ou no clima. Então, o que queríamos fazer era trazer as vozes das pessoas de uma forma muito significativa, enquanto perguntávamos "Como resolvemos isso? O que você quer que seu governo faça?”


“Os resultados da pesquisa ilustram claramente que a ação climática urgente tem amplo apoio entre as pessoas em todo o mundo, em todas as nacionalidades, idades, gênero e nível de educação ”, disse o administrador do PNUD Achim Steiner. “Mais do que isso, a pesquisa revela como as pessoas querem que seus formuladores de políticas enfrentem a crise. Da agricultura amiga do clima à proteção da natureza e ao investimento em uma recuperação verde da COVID-19, a pesquisa traz a voz das pessoas para a vanguarda do debate climático. Ele sinaliza maneiras pelas quais os países podem avançar com o apoio público à medida que trabalhamos juntos para enfrentar esse enorme desafio.”


Três políticas climáticas emergiram como as mais populares das 18 propostas aos entrevistados: conservar florestas e terras (54%), usar energia solar, eólica e renovável (53%) e técnicas agrícolas favoráveis ​​ao clima (52%). Houve apenas uma diferença de 24% entre a política climática mais popular e a menos popular (promoção de dietas à base de vegetais). Os resultados indicam um apetite amplo por ações políticas em resposta às mudanças climáticas, mas é necessário haver mais alcance para explicar como algumas das políticas podem abordá-lo e como elas beneficiam os cidadãos.


Fonte: Foresight | UNDP

Leia mais @Foresight



FOLLOW US!

  • facebook
  • instagram
  • Tripadvisor
  • Youtube
  • pinterest

+351 919 919 450

info@algarvesunboat.com

Marina de Portimão

Praia da Rocha | Portimão

Algarve, Portugal

GET IN TOUCH

OUR EXPERIENCES

MORE INFO

SUN + SEA =

SUSTAINABILITY

© by BMSB - Algarve SUNBOAT  Trips, SA | All rights reserved | RNAAT n.º 540/2017